sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Rojões à moda da Beira

Hoje vou ser o cozinheiro...

A convite de amigos que exploram o restaurante, localizado na Biblioteca-Museu da República e Resistência, e inscrito nos jantares intitulados "Viagens gastronómicas" que se realizam todas as últimas sexta-feira de cada mês, vou confeccionar um prato que muito gosto e que, penso, está pouco divulgado.

Numa pesquisa pela Net verifiquei a ausência de referências a este prato que, sendo muito apreciado nas beiras, em particular na região do Dão, não lhe está a ser dado o merecido destaque.
"ROJÕES À MODA DA BEIRA", prato que Lurdes Campos me ensinou a preparar, assumem uma forma diferente dos de outras regiões do país nomeadamente os do minho.

Este manjar que incorpora carne da perna do porco (frita em banha depois de estar em vinha d'alhos) , chouriça de carne de Trancoso (cozida), morcela de Tarouca (cortada à rodelas e passadas na frigideira) , grelos cozidos, batata à racha (com a pele) e um toque de cor com cenoura (cozida).

De sobremesa vai haver requeijão com doce de abóbora bem ao jeito beirão.

O Vinho deve ser da região do Dão com a Touriga Nacional como casta dominante, a broa e azeitonas não devem faltar.


A noite vai prolongar-se com música cubana...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eh Eh Eh!!! E eu vou provar esse manjar dos Deuses... ou do Teles (confeccionado por). Gosto particularmente da batata à racha... lol

Anónimo disse...

Diz, quem participou, que foi uma noite muito agradável...